O que são as esquadrias?

Esquadria é a denominação das armações que dão vida às estruturas responsáveis por fechamento de vãos como janelas, portas, portões, venezianas, etc. A indústria oferece diversos tipos de esquadrias (configuração) que podem ser fabricadas de materiais como PVC, ferro, alumínio, madeira e até mesmo de vidro. Saiba que a escolha da esquadria adequada amplifica as funcionalidades, traz beleza e é capaz de valorizar o imóvel por completo. Acompanhe esse artigo e saiba mais sobre o que são as esquadrias e seu uso na arquitetura.

Esquadrias

As esquadrias são estruturas essenciais em diversas edificações, pois como já comentado, permite a projeção de portas, janelas e outras aplicações para fechamento de vãos. Na arquitetura o elemento é fundamental para trazer benefícios e garantir o conforto e a segurança das edificações, tendo em vista que as esquadrias (na forma de portas, janelas, etc) permitem o controle da privacidade, da entrada de luz, de ar e de calor, de intempéries e de intrusos - como insetos e até pessoas nos ambientes.

Ainda falando sobre o que são as esquadrias, o mercado oferece diversas opções para o segmento de arquitetura e construção civil. As particularidades dos tipos de esquadrias variam em sua configuração e material de fabricação, sendo possível combinar essas duas qualidades. É importante que, em qualquer configuração, a esquadria seja projetada e instalada por equipes responsáveis para garantir, além da estética, outros quesitos como estanqueidade, segurança e máximo aproveitamento de suas funções.

Quais são os tipos de esquadrias

Entenda mais sobre o que são as esquadrias, os principais tipos buscados no mercado e os materiais mais populares utilizados na fabricação das estruturas.

Tipo de esquadria

Os modelos de esquadrias mais procurados no mercado costumam ser fabricados em: - Alumínio - Madeira - PVC - Vidro Esses materiais podem ser combinados com aberturas diversas, como é o caso das: - Esquadrias de abrir - Esquadria maxim-ar - Esquadria basculante - Esquadrias de correr - Janela Guilhotina - Porta camarão O que são as esquadrias

Os materiais e configurações acima citados podem ser aplicados para esquadria portas, esquadrias janelas e outros fechamentos de vão. Cada material desses citados possuem sua particularidade e pode contribuir de maneira significativa para satisfazer uma necessidade. A esquadria de alumínio, por exemplo, oferece bom custo benefício, enquanto que a esquadria de madeira contribui de maneira singular para alguns estilos decorativos.

Da mesma forma, os modelos das esquadrias interagem com a maneira de abrir, fechar, com a quantidade de luz e de ar que adentra aos ambientes, privacidade, estética, harmonização decorativa. Tudo vai depender da necessidade e desejo do usuário. É interessante recorrer à profissionais especializados no assunto, pois eles são capazes de harmonizar um desejo/anseio do cliente com a melhor opção disponível no mercado, unindo o útil ao agradável.

Interessante, não? Sempre lembrando que na SEV Exclusivv você conta com equipe especializada em arquitetura com vidros. Possuímos estrutura diferenciada e consultoria que sabe o que são as esquadrias e nos habilitam a oferecer a melhor alternativa para o seu desejo ou projeto. Acesse nosso site e mantenha contato com um de nossos colaboradores.

Qual é a função das esquadrias?

Essas estruturas são fundamentais para alguns tipos de edificações, pois ficam responsáveis pelo fechamento de vãos diversos garantindo proteção contra intempéries, intrusos, controle de entrada de ar, luz, troca de calor, dentre outros. Pra resumir o que são as esquadrias, trata-se da estrutura que dá vida as portas, janelas, portões, etc.

O que é a folha de uma esquadria?

A folha de uma esquadria é cada uma das partes da estrutura (portas ou janelas) que, geralmente, necessita de dobradiça para abrir ou se mover. A folha de uma esquadria pode ser móvel, fixa, envidraçada ou não, e podem facilitar o controle de entrada de ventilação, de ar, etc.

"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.