O que é esquadria de alumínio?

A esquadria de alumínio é indicada para a projeção de portas, janelas, venezianas, portões, divisões internas e fechamento de vãos diversos. São populares por serem fabricadas de um material versátil e duradouro, o que transforma a esquadria em alumínio em um produto de ótimo custo x benefício. Devido a popularidade, é fabricada em diversos modelos, tamanhos e modos de abertura. Acompanhe mais esse artigo com tudo que você precisa saber sobre esquadrias de alumínio.

Esquadrias de alumínio

Quando compreendemos o que é, percebemos porque o modelo é escolha corriqueira para estruturação de portas, janelas, box de banheiro e outros fechamentos de vãos – inclusive para edificações em regiões litorâneas. A preferência por esse tipo de esquadria está relacionada ao material de fabricação, tendo em vista que o alumínio oferece ótimo desempenho em quesitos como:

 

- Durabilidade

 

- Resistência (inclusive ferrugem e corrosão)

 

- Versatilidade

 

- Estética

 

- Isolamento acústico

 

- Baixo custo de manutenção

 

- Valorização do imóvel

 

Como já comentado, a ampla aceitação do modelo exigiu a criação de diversos tipos de esquadrias. Considerando as variações, é de suma importância contar com consultoria especializada no ramo. Profissionais qualificados sabem o que é esquadria de alumínio e são capazes de especificar corretamente os tamanhos e espessuras da peça, garantindo assim o máximo de aproveitamento de suas funções e contribuição estética.

Tipos de esquadrias de alumínio

Os diversos modelos de alumínio representam aproximadamente 20% de toda a produção feita no país, segundo a Afeal - Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio, que agrega mais de 200 fabricantes. Abaixo destacaremos alguns dos principais tipos de esquadrias de alumínio oferecidos pelo mercado:

 

- Esquadria de alumínio branca

 

- Esquadria de alumínio preto

 

- Esquadria de alumínio colorido

 

- Esquadrias de correr

 

- Esquadrias de abrir

 

- Esquadrias basculante

 

- Esquadria Maxim-ar

 

Lembramos que, dessa lista sobre o que é esquadria de alumínio, é possível combinar as características estéticas com os modos de abertura. Destacamos também que existem outros tipos de esquadrias oferecidas no mercado, inclusive modelos com medidas personalizadas para satisfazer projetos especiais. Em caso de dúvidas, mantenha contato com um colaborador da SEV Exclusivv.

Fique atento às normas da ABNT

Dando continuidade ao nosso artigo sobre o que é esquadria de alumínio, vale lembrar que, além da fabricação da estrutura estar condicionada às normas da ABNT (NBR 10821), a equipe responsável precisará adequar o projeto às outras normas, conforme a finalidade da estrutura. Ao todo, existe uma coleção de 28 normas que precisam ser estudadas para a instalação da esquadria em alumínio.

 

Lembramos também que a SEV Exclusivv é especialista em arquitetura com vidros e toda a cadeia produtiva que envolve o universo. Sabemos tudo sobre esquadrias e estamos preparados para tirar o seu sonho do papel, sempre adotando as melhores práticas e nos comprometendo a manter todo o projeto dentro das normas regulamentadoras. Acesse nosso site e conheça nosso trabalho!

FAQ – Perguntas e Respostas

Porque esquadrias de alumínio?

Devido ao material de fabricação, as esquadrias de alumínio possuem ótimo custo x benefício. O modelo oferece benefícios como versatilidade, baixa manutenção, durabilidade, resistência, funcionalidade, isolamento acústico, modelos variados, estética elevada e valorização do imóvel. Não é por acaso que a esquadria de alumínio é popular na arquitetura e construção civil.

Qual a diferença entre esquadrias de alumínio?

As esquadrias de alumínio se diferenciam em seus tamanhos, configurações e modos de abertura. A esquadria de alumínio agrega benefícios singulares e difíceis de serem encontradas em outros materiais, como versatilidade elevada, durabilidade, resistência a ferrugem e corrosão, estética, etc.

     
"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.