Esquadria de alumínio

A esquadria de alumínio é indicada para a projeção de portas, janelas, venezianas, portões, divisões internas e fechamento de vãos diversos. São populares por serem fabricadas de um material versátil e duradouro, transformando a esquadria em alumínio em um produto de ótimo custo x benefício. Devido à popularidade, é fabricada em diversos modelos, tamanhos e modos de abertura. Acompanhe mais esse artigo com tudo que você precisa saber sobre esquadrias de alumínio.

O Alumínio na Arquitetura

A adaptação do alumínio para esquadrias trouxe uma revolução no design de edifícios, permitindo maior flexibilidade e inovação nas construções. As esquadrias de alumínio se destacam não apenas pela durabilidade, mas também pela capacidade de se harmonizar com diferentes estilos arquitetônicos, desde os clássicos aos modernos.

Evolução e Inovação

Com o avanço da tecnologia, as esquadrias de alumínio evoluíram significativamente. Hoje, elas são projetadas para oferecer não apenas beleza, mas também eficiência energética, isolamento acústico e térmico, e segurança. A capacidade de reciclagem do alumínio também contribui para o apelo ecológico dessas esquadrias, alinhando-se às crescentes preocupações com a sustentabilidade na construção civil.

Esquadrias de alumínio

Quando compreendemos o que é, percebemos porque o modelo é escolha corriqueira para estruturação de portas, janelas, box de banheiro e outros fechamentos de vãos – inclusive para edificações em regiões litorâneas. A preferência por esse tipo de esquadria está relacionada ao material de fabricação, tendo em vista que o alumínio oferece ótimo desempenho em quesitos como: O que é esquadria de aluminio

Durabilidade e Resistência

Uma das principais vantagens das esquadrias de alumínio é a sua excepcional durabilidade. O alumínio é um material que resiste à corrosão e não sofre com a deterioração comum em outros materiais, como a madeira ou o ferro. Isso significa que as esquadrias de alumínio mantêm sua aparência e funcionalidade por muitos anos, mesmo sob condições climáticas adversas.

Versatilidade e Estética

A versatilidade do alumínio permite que ele seja utilizado em uma variedade de designs de esquadrias. Ele pode ser pintado ou anodizado em uma ampla gama de cores, facilitando a sua integração em qualquer conceito de design arquitetônico. Além disso, as esquadrias de alumínio podem ser fabricadas em uma variedade de formas e tamanhos, oferecendo soluções personalizadas para atender às necessidades específicas de cada projeto.

Isolamento Acústico e Térmico

As esquadrias de alumínio modernas são projetadas para oferecer excelente isolamento acústico e térmico. Com a instalação de vidros duplos ou triplos, e o uso de borrachas de vedação de alta qualidade, elas ajudam a reduzir significativamente a entrada de ruídos externos e a perda de calor, contribuindo para ambientes internos mais confortáveis e eficientes energeticamente.

Baixo Custo de Manutenção

Outro ponto forte das esquadrias de alumínio é o baixo custo de manutenção. Elas não necessitam de pintura frequente ou tratamentos contra corrosão e deterioração. A limpeza regular com produtos suaves é geralmente suficiente para manter as esquadrias em ótimas condições.

Valorização do Imóvel

A instalação de esquadrias de alumínio pode contribuir para a valorização do imóvel. Devido à sua durabilidade, beleza e eficiência energética, elas são vistas como um upgrade significativo em comparação com esquadrias feitas de materiais tradicionais.

Sustentabilidade

O alumínio é um material 100% reciclável, o que contribui para a sustentabilidade das esquadrias de alumínio. A escolha desse material apoia práticas de construção sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental.Esquadria de alumínio Como já comentado, a ampla aceitação do modelo exigiu a criação de diversos tipos de esquadrias. Considerando as variações, é de suma importância contar com consultoria especializada no ramo. Profissionais qualificados sabem o que é esquadria de alumínio e são capazes de especificar corretamente os tamanhos e espessuras da peça, garantindo assim o máximo de aproveitamento de suas funções e contribuição estética.

Tipos de esquadria de alumínio

Os diversos modelos de alumínio representam aproximadamente 20% de toda a produção feita no país, segundo a Afeal - Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio, que agrega mais de 200 fabricantes. Abaixo destacaremos alguns dos principais tipos de esquadrias de alumínio oferecidos pelo mercado: 

Esquadrias de Correr

  • Descrição: Compostas por folhas que deslizam sobre trilhos.
  • Aplicações: Ideais para economizar espaço, como em varandas, salas e divisórias internas.

Esquadrias de Abrir

  • Descrição: Abrem-se para fora ou para dentro, funcionando em um eixo vertical.
  • Aplicações: Usadas em janelas e portas, proporcionando boa ventilação.

 Esquadrias Basculantes

  • Descrição: Abrem-se inclinando-se para dentro ou para fora em um eixo horizontal.
  • Aplicações: Comuns em banheiros e áreas de serviço, oferecem ventilação e privacidade.

Esquadria Maxim-ar

  • Descrição: Similar à basculante, mas com abertura maior.
  • Aplicações: Ideal para cozinhas e banheiros, onde se busca ventilação constante.

Esquadrias de Alumínio Coloridas

  • Esquadria de Alumínio Branca: Oferece um visual limpo e moderno, combinando facilmente com diversos estilos de decoração.
  • Esquadria de Alumínio Preto: Proporciona um aspecto sofisticado e contemporâneo, sendo uma tendência em design moderno.
  • Esquadria de Alumínio Colorido: Disponível em uma variedade de cores, permite personalização para combinar ou contrastar com a paleta de cores do projeto.

Combinação com Vidros e Outros Materiais

  • Descrição: Podem ser combinadas com diferentes tipos de vidros e materiais para funcionalidade e estética.
  • Aplicações: Uso em fachadas, janelas amplas e portas de vidro.

Aplicações em Diferentes Estilos Arquitetônicos

  • Descrição: Flexibilidade para se adaptar a uma variedade de estilos, do tradicional ao contemporâneo.
  • Aplicações: De casas clássicas a edifícios comerciais modernos, as esquadrias de alumínio se integram ao design arquitetônico.
 Lembramos que, dessa lista sobre o que é esquadria de alumínio, é possível combinar as características estéticas com os modos de abertura. Destacamos também que existem outros tipos de esquadrias oferecidas no mercado, inclusive modelos com medidas personalizadas para satisfazer projetos especiais. Em caso de dúvidas, mantenha contato com um colaborador da SEV Exclusivv.

Fique atento às normas da ABNT

Dando continuidade ao nosso artigo sobre o que é esquadria de alumínio, vale lembrar que, além da fabricação da estrutura estar condicionada às normas da ABNT (NBR 10821), a equipe responsável precisará adequar o projeto às outras normas, conforme a finalidade da estrutura. Ao todo, existe uma coleção de 28 normas que precisam ser estudadas para a instalação da esquadria em alumínio. Lembramos também que a SEV Exclusivv é especialista em arquitetura com vidros e toda a cadeia produtiva que envolve o universo. Sabemos tudo sobre esquadrias e estamos preparados para tirar o seu sonho do papel, sempre adotando as melhores práticas e nos comprometendo a manter todo o projeto dentro das normas regulamentadoras. Acesse nosso site e conheça nosso trabalho!

FAQs – Perguntas e Respostas

1. Porque esquadrias de alumínio?

Devido ao material de fabricação, as esquadrias de alumínio possuem ótimo custo x benefício. O modelo oferece benefícios como versatilidade, baixa manutenção, durabilidade, resistência, funcionalidade, isolamento acústico, modelos variados, estética elevada e valorização do imóvel. Não é por acaso que a esquadria de alumínio é popular na arquitetura e construção civil.

2. Qual a diferença entre esquadrias de alumínio?

As esquadrias de alumínio se diferenciam em seus tamanhos, configurações e modos de abertura. A esquadria de alumínio agrega benefícios singulares e difíceis de serem encontradas em outros materiais, como versatilidade elevada, durabilidade, resistência a ferrugem e corrosão, estética, etc.

3. Quais são as Principais Vantagens das Esquadrias de Alumínio?

As esquadrias de alumínio oferecem durabilidade, resistência à corrosão, baixa manutenção, versatilidade de design, eficiência energética e valorização do imóvel.

4. Esquadrias de Alumínio Oferecem Bom Isolamento Acústico?

Sim, especialmente quando equipadas com vidros duplos ou triplos e vedação de qualidade, as esquadrias de alumínio proporcionam excelente isolamento acústico.

5. Como Escolher o Tipo Certo de Esquadria de Alumínio para Meu Projeto?

A escolha deve considerar o estilo arquitetônico, as necessidades de funcionalidade, as condições climáticas locais e as preferências estéticas. A consultoria de um especialista pode ser muito útil.

6. As Esquadrias de Alumínio Necessitam de Manutenção Frequente?

Não, elas requerem pouca manutenção. Limpezas regulares e verificações ocasionais são suficientes para manter sua aparência e funcionalidade.

7. Esquadrias de Alumínio são Sustentáveis?

Sim, o alumínio é um material 100% reciclável, e sua escolha apoia práticas de construção sustentáveis.   
"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.