Já ouviu falar sobre o vidro dicróico?

Você já ouviu falar sobre o vidro dicróico? Com capacidade de refletir alguns comprimentos de onda da luz, esse modelo oferece um verdadeiro show de luzes e cores que se alternam dependendo do ponto de vista de quem observa. Também reconhecido como vidro furta-cor, os vidros dicróicos podem ser aplicados na decoração de interiores ou na construção civil, garantindo resultados hipnotizantes.

O vidro dicróico foi desenvolvido pela NASA com o intuito de proteger objetos e usuários dos efeitos nocivos causados pela incidência da radiação cósmica e dos raios solares diretos. Sua característica única é alcançada graças a aplicação de um revestimento de metal que brilha igual a um diamante. Atualmente, o modelo é opção para participar de projetos arrojados com assinaturas únicas.

Conheça mais sobre o vidro dicróico

Sabe aquele efeito facilmente visualizado em CD’s, asas de borboleta e beija flor, manchas de óleo, bolhas de sabão, etc? Esse fenômeno, chamado de iridescência, também está presente nos vidros dicróicos e é o responsável por transformar esse modelo em um tipo único. Resumidamente, o vidro dicróico possui a capacidade de refletir os raios solares que chegam até a sua superfície e redirecioná-los em 07 espectros (cores) diferentes.

Esse cenário causa sensações únicas, com diversas cores que se agrupam e se fundem para criar um espetáculo visual com efeitos que ganham vida conforme o ângulo de observação. Vale destacar que o vidro está dentre os materiais mais propícios para se alcançar o efeito de iridescência, pois sua massa permite que os espectros se espalhem mais e percorram uma distância maior na matéria do vidro, situação que garante cores frias e quentes mais visíveis.

Esse show de cores e luzes auxilia, inclusive, na visualização do vidro por outros seres como os passarinhos, diminuindo a probabilidade de choque das aves contra as estruturas envidraçadas – o que, além de provocar a morte do pássaro, também pode trazer avarias à estrutura. Não é por acaso que na arquitetura e construção civil o vidro dicróico costuma ser aplicado em:

- Fachadas de prédios

- Envidraçamento de sacadas

- Coberturas de vidro

- Portas e janelas

- Guarda-corpos

Devido à sua beleza singular, o vidro dicróico também é alternativa para aplicações em:

- Divisórias de vidro

- Revestimento de paredes

- Espelho dicróico

- Revestimento de móveis

É importante destacar que esse modelo de vidro aceita beneficiamentos, o que significa que os vidros dicróicos podem oferecer conforto térmico, proteção acústica, laminação das placas, ser aplicados em vidro duplos, etc. O mercado ainda oferece pastilhas de vidro furta-cor, indicadas para a composição de projetos inovadores, pois quando utilizada de maneira criativa, a pastilha de vidro dicróico consegue criar destaques e agradar até o mais exigente dos clientes.

Vidro furta-cor

Com toda essa originalidade, as estruturas ou decorações baseadas nos vidros dicróicos são visivelmente mais intensas e impactantes, com poder de mudar por completo a atmosfera e conforto de um espaço, pois a interação entre o vidro furta-cor e a luz oferece uma magia visual – e emocional - dificilmente encontrada em outros elementos. Já ouviu falar sobre o vidro dicróico

"

O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos

"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.